segunda-feira, 5 de julho de 2010

It-bags

As it-bags que eu selecionei, com ajuda de alguns dados históricos da revista ELLE de dezembro do ano passado, são clássicos da moda, e apesar da procura dos modelos novos elas são e sempre serão as mais vendidas.

-> Birkin, Hermès
Leva o nome da modelo que ajudou a desenha-la, Jane Birkin. Essa e todas as bolsas da Hermès são fabricadas em Lyon. São feitas artesanalmente por uma mesma pessoa. O processo demora em média 3 dias, devido o fato de serem costuradas a mão. Vale lembrar que todos esses cuidados vem de muito tempo antes quando a Hermès era apenas um fábrica de selas de cavalo.
Atualmente é uma das bolsas mais cobiçadas pelas celebridades. Feita por encomenda, possui lista de espera, demorando até 2 anos para chegar na casa do cliente.

-> Jackie, Gucci
Recebe esse nome pois quando foi criada em 1950 foi uma das bolsas favoritas de Jacqueline Kennedy.
Também costuradas a mão, os artesãos italianos que as fabricam levam cerca de 13 horas para concluir o trabalho.

-> 2.55, Chanel
Outro marco no mundo da moda, a 2.55 foi a primeira bolsa prática e funcional, pelo fato de ter bolsos internos, divisória para batom e a corrente dourada para ser usada no ombro - fato inusitado para a época.
A bolsa passa por 180 etapas desde a criação a confecção. Desde então as bolsas com detalhe em metalasse ficaram em alta, e os foros das roupas passaram a ter este detalhe.
Atualmente ela é vista em outros materiais com jeans, veludo e ráfia

-> Lady Dior, Dior
A então primeira-dama francesa Bernadette Chirac presenteou a Princesa Diana com essa bolsa. Desde que foi clicada com o presente a bolsa foi apelidada de Lady Dior.
Detalhe para o desenho de palha trançada.

-> Speedy, Louis Vuitton
Originalmente chamada de Express e posteriormente rebatizada de Speedy era um mala de viagem. Com o passar do tempo adquiriu tamanhos menores e hoje pode ser encontrada em cinco tamanhos diferentes em todos os couros e monogramas das coleções. Atualmente a mais vendida é a Speedy 25 (imagem abaixo), modelo que foi adquirido por Audrey Hepburn em 1965.

Na atualidade classifico como it-bag uma das últimas criações da marca inglesa Mulberry. Elegante e estilosa, foi batizada de Alexa, inspirada na apresentadora da MTV inglesa Alexa Chung. Definitivamente é uma bolsa que se adapta ao dia-a-dia da mulher contemporânea.


4 comentários:

  1. não entendi o q eh uma it-bag, mas gostei do mesmo jeito. ˆ-ˆ

    ResponderExcluir
  2. Vi!
    O seu tbm é fofíssimo! Eu adorei e aproveito pra linká-lo lá no meu!
    Bjos e passe sempre por lá!!!

    ResponderExcluir
  3. Eeee Tomas, é MUST HAVE< MUST HAVE< MUST TOLDLY HAVE hauahuaha
    quer me dar uma?

    ResponderExcluir
  4. Se fosse mais barata eu te dava uma.

    ResponderExcluir