quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Kimonos

Alternando as matérias da viagem , hoje escolhi falar sobre os kimonos.

Literalmente “coisa de vestir”, kimono é a definição que os primeiros estrangeiros a chegar no Japão deram para as vestimentas de seda, tanto masculinas quanto femininas. Os nomes dos kimonos variam de acordo com sua forma ou cor e alguns servem como vestidos formais ou até pijamas.

Os principais modelos femininos são o Tomesode e o Furisode.

Tomesode:

O kimono de mangas mais curtas. Mais comum, é usado por mulheres casadas ou de mais idade. Em geral, é amarrado com o nó chamado de taiko musubi, que forma um pequeno quadrado nas costas e não tem a forma de um laço convencional.

A versão mais formal do Tomesode, é o Kurotomesode. Basicamente, é a versão em seda preta de um tomesode. A estampa se concentra apenas na barra, na área das pernas, e tem cores mais chamativas. O obi (faixa externa) atado no mesmo nó, em geral é de tecido brocado dourado. A faixa é usada sem fechos ou jóias, mais comuns em conjunto com o tomesode. O kurotomesode também conta com cinco emblemas da família da usuária: Dois no peito, um nas costas e um em cada manga.

Furisode

Similar de corpo ao tomesode,a diferença se encontra nas mangas. De comprimento maior, elas chegam perto da barra da saia, os furi. Geralmente, os furisode são usados por garotas mais jovens e solteiras, com o nó chocho musubi, que lembra uma borboleta e forma um grande laço diagonal, localizado no meio das costas.

Por serem mais infantis, contam com estampas mais vivas e cores mais vibrantes.

O uso laços, estampas e acessórios varia dependendo de diversos fatores. A idade, sexo, status social, matrimônio e a formalidade da situação são os principais. Do mesmo modo, uma estampa pode interferir no uso de um determinado laço ou vice versa. Uma estampa de rosas, por exemplo, por serem flores ocidentais, requer um laço também em forma de rosa, o bara musubi. O cabelo é usado quase sempre preso em coques, e um dos principais é o akadama, um enfeite de metal ou madeira com uma esfera de coral vermelho na ponta.

Fechos de obi (obidome) são, na verdade, um tipo de miçanga presos a outra faixa, mais fina, chamada de obijime. Suas formas variam desde cãezinhos até origamis e podem ser diversos materiais como pedras preciosas, cerâmica, metal ou madeira.

Com a ajuda do Tomaz e da Cami, consegui montar uma seleção de fotos bem legal:
Primeiro vamos de kimonos tradicionais:

-> Esposa do Samurai: Ishi-Jou, literalmente, “A Mulher de Pedra”

As esposas de samurais deviam saber manusear armas, e muitas vezes a naginata, tipo de lança. Elas deviam saber proteger a casa, os filhos, a própria vida e a honra dos maridos. Se a casa fosse tomada por um inimigo, elas deviam ser capazes de tirar e vida dos filhos e a própria para evitar a desonra da captura.

-> Oiran:

Legalizadas até meados da década de 50, as prostitutas conhecidas como “oiran” tinham como marca típica o obi (faixa mais larga) atado na frente, ao contrário das gueixas (que não prestavam favores sexuais aos seus clientes) para facilitar sua soltura.

->Em uma delas, a princesa pintou uma borboleta tão real que seu gato atacou o papel, pensando ser um inseto vivo

.

Sacerdotisa:

A cena demonstra uma sacerdotisa dançando, em um tipo de ritual de purificação. Nota-se que sua roupa é muito detalhada e que ela carrega diversos artefatos, incluindo uma espada, (do lado direito, na altura da cintura), um chapéu e tambores, ao fundo.

Ilustração do livro “Genji Monogatari” (‘A História de Genji’), que narra a passagem na qual cortesãs invejosas sabotam os pertences da protagonista. Escrito Murasaki Shikibu, é o romance literário mais antigo do mundo, e o primeiro a ser escrito por uma mulher.

Estampa de fios dourados

Amiko (no meio) e as Geiko ( de preto) - Elas só existem em Kyoto

Barbie Maiko (Gold Label, apenas 10000 produzidas no mundo)

Barbie Empress of the golden blossom (também gold label - produzida em 2008)

Hello Kitty em exposição em Tokyo ( ela tem segurança 24h devido o seu elevado valor)

Agora vamos as novas versões de kimonos:

Como eu já tinha postado no City Style de Tokyo, os lindos kimonos publicados em uma revista japonesa:

E uma versão do Tokyo fashion week:


Special Thanks: Tomaz (pelas imagens, resumo e legendas) e Cami (pelas informações das barbies). Muito obrigada ^^


Um comentário: